CHRONUSWEB

Gestão de acervos físicos e digitais

 

Gestão de acervos físicos e digitais voltados a centros de documentação e informação de inteligência ou acervos bibliográficos

LOGOCHRONUS

O CHRONUSWEB® é uma solução voltada à gestão e disseminação de virtualmente qualquer conteúdo aplicado à diversas áreas do conhecimento de uso irrestrito para diversas finalidades. Sua arquitetura escalável permite que novas fontes de informação sejam incluídas e relacionadas com os demais conteúdos já em uso. De pesquisas especializadas à uma solução completa do conhecimento de uma organização, a flexibilidade oferecida pelo CHRONUSWEB® garante a agregação de diversos insights que vão além do conteúdo básico das fontes de informação adicionadas. Ao integrar com as bases de informação e documentos dos sistemas legados, o CHRONUSWEB® aumenta o poder de armazenamento, gerenciamento e disseminação das informações.

Na mitologia grega, Chronos ou Khronos (em grego Χρόνος, que significa ‘tempo’; em latim Chronus) era a personificação do tempo. Também era habitual chamar-lhe Eón ou Aión (em grego Αίών).  (www.wikipedia.org)

APLICAÇÕES DO CHRONUSWEB

O CHRONUSWEB® pode ser utilizado em diversas aplicações. Em verdade, em todos os contextos em que estejam presentes informações e documentos de interesse, é possível criar uma solução para integrar e recuperar as informações de forma a satisfazer a demanda do usuário. Essas aplicações são baseadas em módulos presentes na solução, mas tendo em vista a diversidade de fontes e formatos que emergem à cada dia, estão também disponíveis serviços especializados na criação e/ou customização de crawlers e parsers específicos. Dentre as aplicações do CHRONUSWEB®, temos por exemplo a automação e gestão de informações da área de inteligência de agências governamentais, bases de dados bibliográficas, inteligenciamento de informações e documentos manipulados por outros sistemas em uso em uma corporação e a criação de portal de busca WEB contendo informações estruturadas, não estruturadas e semi estruturadas em fontes internas ou externas. 

CHRONUSWEB CORPORATE SEARCH

Uma corporação invariavelmente possui diversos sistemas transacionais ou não que manipulam informações e documentos de diversas formas. As informações podem ser estruturadas, como em um banco de dados, não estruturadas, como em documentos Word, PDF, etc, ou semi estruturadas, como é o caso de formulários que contém metadados estruturados e a ligação com campos de texto ou mesmo documentos completos. Uma aplicação exemplo seria o de uma construtora que possui diversos projetos em meio digital e físico, normas em pdf e diversas informações de interesse em sites na Intranet e Internet. Consideremos também que estejam disponíveis para os usuários informações sobre treinamentos para capacitação dos empregados e uma série de dados em sistemas transacionais, como dados de obras, traços de concreto, dentre muitas outras. Os crawlers do CHRONUSWEB® precisariam apenas ser direcionados para indexar todas as informações. As informações correlatas seriam automaticamente ligadas através de metadados e anotadores e, até mesmo, através de recursos de Linked Data caso tal recurso esteja disponível no parque tecnológico da organização. A partir do momento em que os dados corporativos estejam indexados e integrados, um usuário, ao executar uma pesquisa sobre determinado traço de concreto, receberia informações sobre os registros de fórmulas e exemplos de uso do referido traço. Também receberia informações sobre cursos de capacitação e manuais técnicos correlatos, páginas em sites da Web e Intranet que contenham informações que possam ajudar e muito mais. Em suma, ao utilizar o O CHRONUSWEB® CORPORATE SEARCH, a organização conseguirá uma visão multi dimensional de todos os seus dados, transformando-os em informações com alto valor agregado.

CHRONUSWEB FOR INFORMATION CENTER

Considerando que o conceito de informação bibliográfica extrapola o acervo de livros, periódicos e outros materiais especiais em meio físico, temos na era digital uma extensão que abrange documentos em diversas mídias, ebooks, folhetos, sites, música, fotos. Neste quesito, o CHRONUSWEB® faz a gestão de todo o acervo físico e faz a integração com os documentos digitais. Um determinado livro, por exemplo, pode coexistir em papel e em formato pdf e, ao proceder à consulta no sistema, o usuário receberá a informação para download ou os dados para ter acesso ao livro físico. Para o acervo físico, são seguidas as normas internacionais que regem a área de biblioteconomia, definindo rotinas de catalogação, classificação, indexação, empréstimo, reserva, devolução, inventário, interação entre bibliotecas, dentre outros.

CHRONUSWEB FOR INVESTIGATION

investigation

Embora o CHRONUSWEB® tenha uma aplicação muito abrangente, é importante ressaltar em primeira mão a utilidade do mesmo nos setores de inteligência e investigação. Todo processo investigativo acumula um grande número de documentos e informações físicas e virtuais. Dentre os virtuais, fotos, relatórios, textos de diversos editores, PDF, planilhas, vídeos, arquivos de áudio, dentre inúmeros outros. Dentre os documentos gerados em papel ou apreendidos para serem analisados, temos relatórios de inteligência, livros contábeis ou diversos outros formatos de documentos. O CHRONUSWEB® permite que todos os documentos e informações sejam catalogados de forma mais ou menos complexas, de acordo com a demanda, permitindo logo após que sejam encontrados com rapidez e segurança. Os níveis de sigilo atribuídos são flexíveis e integram com as regras já existentes no cliente. Com um sistema híbrido, tratando documentos físicos e virtuais, o CHRONUS permite o cruzamento das informações contidas nos dois mundos de forma simples e poderosa. Documentos em forma de imagem são automaticamente transformados em texto e indexados para a busca pelo conteúdo. Está disponível também módulo para transcrição de áudio em texto, o que permite a busca por documentos de áudio que contenham textos específicos. É fornecido como licença de software independente ou integrado ao appliance de inteligência Search-in-a-box. 

BLOCOS DE CONSTRUÇÃO

SOLUÇÕES DO CLIENTE

Os casos de uso acima estão longe de ser exaustivos, dando apenas um delineamento geral da flexibilidade do sistema. O próprio cliente pode montar sua solução através do uso dos “blocos de construção” disponíveis. O usuário pode demandar o uso de um ou vários módulos, começando com a automação de bibliotecas, passando por inclusão de mídias digitais, criação de um centro de documentação e informação avançado até a criação de uma busca corporativa (enterprise search) complexa e elaborada. Além dos blocos de construção, ou módulos, estão disponíveis várias opções de serviços, permitindo que a instituição possa abstrair de diversas tarefas que, embora tornem os resultados muito mais valiosos, podem ser terceirizados com sucesso para especialistas na ciência da informação. Todos os serviços e módulos são opcionais, permitindo que o cliente vá no decorrer do tempo formatando sua solução avançada de gestão da informação. Abaixo temos uma breve explanação dobre os principais módulos e serviços

MÓDULOS DE SOFTWARE E SERVIÇOS

Os módulos que compõem o CHRONUSWEB estão descritos abaixo. O módulos são em sua maioria opcionais e são intercambiáveis entre si.


Acervo – Gestão de materiais físicos bibliográficos e periódicos, responsável pelo tratamento de informações em mídia física.


Aquisição – Gestão de aquisições de materiais das bibliotecas e centros de documentação e informação, responsável pelo controle do processo de obtenção onerosa ou não de documentos bibliográficos e assinaturas de periódicos físicos ou digitais.


TheXML – Gestão de taxonomias, thesaurus e ontologias. Se destina à criação de manutenção de vocabulários controlados de complexidades variadas. Permite tanto a gestão da terminologia para uso em indexação de documentos do ponto de vista tradicional quanto para prover inteligência nas buscas submetidas pelos usuários, garantindo que as respostas sejam direcionadas através de conceitos, ao invés de simples busca por termos.


Acervo digital – Permite indexar o conteúdo completo de todos os documentos digitais (PDF’s, DOC, DOCX, vídeos, áudios e etc.) existentes na organização, permitindo a busca inteligente em contextos. Esses documentos podem advir de sistemas de arquivos, desktops de usuários, de outros sistemas da organização que armazenam esses tipos de dados, sites web ou intranet. Todas as informações indexadas neste módulo estarão disponíveis para cruzamento com demais informações existentes.


Chronus Explorer – Gestão de documentos em sistemas de arquivos e outras fontes de dados. Permite que o usuário tenha uma experiência próxima à encontrada no File Explorer do Windows ou do Finder do Mac. Apesar da correlação, é importante saber que, apesar da correlação com os exploradores dos sistemas operacionais, o Chronus Explorer provê facilidades para o tipo de navegação e controle que o usuário demanda durante o uso da solução.


Controle de autoridades – Gestão de base de informações sobre autores pessoais, autores institucionais ou autores eventos, mantendo uma lista para desambiguação e produtividade no momento da catalogação dos materiais existentes no acervo do cliente.


Circulação – Gestão dos documentos existentes no acervo do cliente no que tange ao empréstimo, disseminação da informação, intercâmbio de informações com outras organizações, dentre outras funcionalidades.


Módulo de comercialização – Gestão da comercialização de produtos (p.ex.: livros, CD, DVD etc.) em livrarias por meio de integração com o ERP e com o sistema de atendimento ao cliente.


Gerenciador de relatórios – Permite que o próprio usuário final desenhe seus relatórios, inclusive com gráficos, utilizando-se de forma unificada de todas as informações e documentos indexados ou mantidos pelo CHRONUSWEB. Também permite carregar modelos de relatórios criados por outros clientes ou encomendados sob demanda para a Via Appia. O cliente também está hábil a enviar seus modelos de relatórios para outros clientes, criando uma rede de intercâmbio de informação saudável e produtivo.


Chronus WEB Search (*) – Uma vez tendo a funcionalidade de conectores de conteúdo, o CRONUSWEB possibilita a criação de portais de busca internos ou externos cruzando todas as informações, gerando valor para o usuário final. Ao contrário de uma busca web comum, como o caso do Google e Bing, o módulo WEB do Chronus liga as informações de fontes diferentes para mostrar um resultado completo, ao invés de mostrar resultados estanques onde o usuário precisa desenvolver verdadeiro trabalho de pesquisa e, mesmo assim, não conseguir enxergar todas as relações existentes. 


Chronus WEB Reserva – Controle das reservas de documentos constantes nos acervos da organização, permitindo gerir o uso de forma democrática e racional pelos usuários/leitores.


Chronus WEB Renovação – Gestão da circulação do acervo por meio da reserva, renovação e devolução de empréstimos de documentos físicos.

Chronus WEB 2.0 – Funcionalidades de WEB 2.0, tais como rating de documentos e informações, visualização em formato de ebooks, visualização de vídeos existentes no acervo, visualização de download de documentos digitais e exibição de QRCodes para acesso direto as informações.


Chronus External Services (*) – Gestão dos serviços para integração com outros sistemas externos através de Web Services e outros recursos computacionais.


Chronus Internal Services – Módulo que permite a integração com sistemas da organização usuária e de terceiros, permitindo o cruzamento de informações de diversas fontes e a busca unificada das mesmas.


Chronus Web API – A API é uma sigla para Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos). Esse módulo se refere a interface de programação dedicada a desenvolvedores internos e externos da organização cliente que queiram criar aplicativos móveis ou web que façam uso das informações e/ou serviços que se integrem as suas respectivas aplicações (p.ex.: site web corporativo. intranet e aplicativos movéis).


Serviço de suporte – O serviço de suporte, que poderá ser por e-mail, telefone, website ou local, visa auxiliar o usuário final do CHRONUS na utilização da solução efcomo um todo e nos módulos que tenham sido desenvolvidos sob demanda. O escopo dos contratos de suporte podem ser definidos em comum acordo com o cliente visando especificidades do mesmo ou então ser contratado através da cobertura padrão disponível à época.


Serviço de manutenção – O serviço de manutenção é dividido em duas partes, ou trata manutenção corretiva e evolutiva, envolvendo o fornecimento de todas as novas releases lançadas no mercado.


Serviço de desenvolvimento – O serviço de desenvolvimento pode ser contratado através de várias opções de precificação, como UST, HST, Homem/Hora, ponto de função, etc. Este serviço pode ser utilizado para diversas finalidades, mas como exemplos principais podemos citar o desenvolvimento de módulos especializados, desenvolvimento de integrações de dados e de sistemas não previstos nos pacotes básicos do CHRONUS. Através deste serviço clientes já desenvolveram hubs e APIS próprias e outras funcionalidades também importantes.


Serviço de operação assistida – O serviço de operação assistida prevê a disponibilização de um profissional da Via Appia para acompanhar pessoalmente, localmente ou não, a implantação e o uso do sistema na organização adquirente. Esse serviço pode ir desde um auxílio na implantação e nos primeiros momentos de uso da solução até a alocação de profissionais para exercer de forma terceirizada as próprias funções inerentes ao dia a dia do cliente. O escopo e duração são definidos pelo próprio cliente.


Treinamento – O treinamento visa capacitar os usuários do cliente na utilização de todos os módulos da solução. Está disponível um treinamento básico ou um treinamento personalizado, onde o cliente pode definir diferentes parâmetros como a profundidade do ensino, a quantidade de horas e a segregação de conteúdos de acordo com uso que será dado a solução. Em termos gerais, o treinamento prevê conteúdos diferentes para usuários comuns, administradores do sistema em termos de negócios, gerentes de conteúdo e administradores mantenedores das funções de rede, armazenamento e outros tópicos relativos à governança de TI.


Desenvolvimento inteligente

O CHRONUSWEB® funciona com bancos de dados livres (PostgreSQL, MySQL) e proprietários (MS SQL Server, Oracle e Sybase) e além disso, permite a criação de várias instâncias e tipos de Bibliotecas Virtuais, contendo links para conteúdos e acesso direto para vídeos, áudios e diversos tipos de arquivos, entre eles DOC, DOCX, XLS, XLSX, TXT e PPT.

 

Integração total

 

O CHRONUSWEB®, para garantir a compatibilidade com os Sistemas convencionais usados ao redor do mundo, traz total compatibilidade com o formato MARC 21, permitindo que os usuários criem suas próprias planilhas de entradas de dados de forma fácil e revolucionária. O Sistema possui em seu banco de dados, todos os campos MARC especificados pela Library of Congress, para que o usuário os utilize na criação de suas planilhas de catalogação. Desta forma, a planilha gerada é então disponibilizada ao usuário catalogador com a melhor interface MARC da América Latina, pelo menos.

A Biblioteca ou Acervo Virtual criado pode ser importado e exportado em formato Dublin Core. O CHRONUSWEB® já vem com pré-disposição e garante compatibilidade com alguns gestores de conteúdo como o Microsoft Office SharePoint Server 2007, DSPACE (software livre) e Ágiles.

A busca padrão do CHRONUSWEB® já traz o maior número de recursos conhecidos para softwares de gestão de documentos físicos e virtuais, mas para prover recursos mais avançados de busca e integração corporativa, permite a integração com softwares de busca corporativa como Watson Explorer, FAST Search, MS Search Server, MOSS 2007, Google, dentre outros softwares de mercado. 

 

 Interface Multilíngue

 

Pode ser executado em Português, Inglês ou Espanhol permitindo que usuários de diversas nacionalidades tenham a chance de trabalhar como mantenedores do sistema ou pesquisadores e navegadores dos módulos para usuário final. Tal funcionalidade também permite a expansão da base de clientes para países que falem estes idiomas, como países da América Latina, América do Norte e Europa, permitindo à comunidade de usuários trocar experiências e até mesmo informações de catalogação ou conteúdo com tais países.